segunda-feira, 22 de julho de 2019

IV iSkontro Nacional

Já que falamos de muitos iSkontros, e muitos em datas simbólicas, vamos para aquele que é o recorde de iSketcheiros no mesmo lugar até hoje e que recém completou 10 anos de realização. Vamos ao Quarto iSkontro Nacional, o Grande Iskontro do Ibirapuera.

Você pode ter uma noção de como foram os iSkontros Nacionais anteriores olhando algumas postagens antigas, mas algumas coisas devem ser acrescentadas para entendermos o porquê dos dias 19 e 20 de julho de 2009 ultrapassarem todos os recordes anteriores e terem atingido esta imensa proporção. Desde 2008, o primeiro iskontro com a presença de Nessiya, a frequência da realização de iskontros em São Paulo aumentou intensamente. Tínhamos uma média de um ou dois iskontros por mês realizado nesta cidade: a presença de isketcheiros do interior do estado ou de outros estados que notificavam quando se deslocavam à capital paulista para visita eram sempre um pretexto para que houvesse algum encontro entre isketcheiros. Em 2009 a frequência e tamanho ainda aumentaram e um convite de |ucaspaint para seu aniversário em março deste ano quebrou o recorde de quase 4 anos de isketcheiros reunidos e virou de facto o terceiro iskontro nacional (e receberá um post em breve!). Ainda dois outros fatores auxiliaram o aumento do tamanho e frequência dos iskontros: a hospitalidade da E=mc2 em oferecer sua (mais que bem localizada) casa para iskontros e a criação do grupo de MSN de isketcheiros pelo FPT - aumentando em um efetivo canal de comunicação e divulgação de assuntos relacionados ao iSketch.

E como começou este iSkontro? Neste fervilhão de iskontros de 2009 o pontapé inicial foi um tópico criado pela lindy na antiga comunidade do Orkut, sugerindo um iSkontro no Hopi Hari. A ideia foi acatada porém depois debatida. Muitas sugestões de locais para o encontro, muitas enrolações depois a data foi fechada primeiro: o final de semana dos dias 19 e 20 de julho de 2009. Tópicos e posts depois foi eleito um local: um piquenique no Parque do Ibirapuera, com uma ida a algum barzinho na noite do sábado e a comemoração de um aniversário triplo no dia seguinte, na casa da E=mc2 (sei que a maioria de vocês já mentalmente lê Forms quando avista este nick).



Após estas negociações todas e o acerto final de data e local, as pessoas foram confirmando presença ou lamentando ausências para o evento. Assim como nos iSkontros Nacionais anteriores algumas presenças confirmadas acarretaram na confirmação de mais pessoas: mais uma vez Le e Lis confirmaram presença (e, com isto, muitos isketcheiros da velha guarda foram confirmando presença também) e a queridíssima Abelha, confirmando que iria em seu primeiro iSkontro fomentou a empolgação de muitos iSketcheiros da época para comparecerem também. Também foram acertadas as participações no piquenique com os isketcheiros de São Paulo se comprometendo a levar comes e bebes para este convescote.
Alguns iSketcheiros que chegaram antes do final de semana se encontraram - inclusive alguns no Shopping Center Norte na sexta-feira anterior - o que aumentava ainda mais a euforia para a participação do final de semana.

Na manhã do dia 19 de julho o ponto encontro foi na estação de metrô Brigadeiro, onde o pessoal foi chegando, se telefonando e esperaram até perto das 11 horas para descer a Avenida Brigadeiro a pé, com uma pausa no mercado para abastecer o piquenique. Chegando no parque foi escolhido um local (entre o planetário e o chafariz) e foi chegando mais gente, chegando mais gente e chegando mais gente. O ambiente entre as pessoas foi maravilhoso e o termo, então popular na época, "magia dos iskontros" agiu de fato: e até a previsão do tempo (que era de uma tarde chuvosa) falhou e foi uma tarde belíssima. Muito baralho, bola de vôlei, brincadeiras, músicas, fotos, abraços, carinhos, amizades novas, renovação de amizades antigas, alguns reatar laços de gente que brigou, comida, bebida, despedidas, indecisões pra onde ir, decisões, despedidas de novo e combinar o quê fazer no domingo. Muito do que só vivendo pra entender.

Além do recorde de iSketcheiros no mesmo lugar também este foi o recorde de estados representados: oito. No recorde de comparecimento, à tarde do Ibirapuera, Santa Catarina foi representado pela Abelha; Espírito Santo pela Mari_Sorriso; Minas Gerais por Dracus e Sheep; Bahia por markyto e Organica; Rio Grande do Sul por Le e Lis; Paraná por lindy, Mind, Shuliana, Teté e viiictor; Rio de Janeiro por FPT, Ju97, Juju_, Lovefoxxx e Muxilinha; por fim o estado de São Paulo contou com Biel, Celinha, _Claudinho, Donela, Driko, E=mc2, Gulliver, iupiiii, kakazinha, Lilith, |ucaspaint, luty, mdom, Mitsu, Mizinha, Molleiro, Monstro, nanda., Nessiya, Newbie-666, OrellyS, Ruiva., Tainha, Uiaaaa, unit, 138 e a não-isketcheira mais frequente em iSkontros, Thais. Além destes ainda contamos com alguns cônjuges, namorados ou amigos que acompanharam esta turma. Após alguns poucos irem embora do Parque do Ibirapuera e já com a presença de =^SiSi^=  e 139, os iSketcheiros se deslocaram até um barzinho na Avenida Augusta onde continuaram as atividades deste Iskontro Nacional.



No domingo a maioria dos presentes no dia anterior se dirigiram para a casa da E=mc2, onde houveram mais risos, abraços, conversas, brincadeiras, um jogo de futebol pela televisão (Cruzeiro x Corinthians) e até mais cortes de cabelo (sim, no plural). NatyAndreo também compareceu neste dia que contou com uma passagem rápida de julyana-sp e de Mestre_Yoda numa superlotação neste apartamento próximo à Avenida Paulista e completando quase 50 iSketcheiros que compareceram e participaram deste gigantesco final de semana. E, obviamente, essa euforia não poderia acabar aí e muitos isketcheiros ainda se encontrariam nos dias seguintes que apesar de serem dias úteis (e por isto contaram com a participação de menos pessoas) aproveitaram os dias de viagem para passar e criar momentos memoráveis entre os iSketcheiros.

Gigantesco é o melhor adjetivo que resume do Quarto Iskontro Nacional. Ele carrega um legado: muitos iSketcheiros se conheceram neste evento, muitos (veteranos e novatos) tiveram seu primeiro iSkontro nestas datas e como consequência desta euforia foi se organizando um próximo Iskontro Nacional em Curitiba - o que ocorreu pouco mais de um mês depois.
Apesar do Ibirapuera se repetir como local para mais um iSkontro Nacional (o Sexto - que também receberá um post em breve), estes dias permanecem, a 10 anos, como o recorde de iSketcheiros no mesmo local e, justamente por isto, são a materialização de muito do que este jogo pôde proporcionar de interação entre seus jogadores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário