quinta-feira, 25 de julho de 2019

Caixão Viajante

O Caixão Viajante do iSketch Brasil foi uma forma de interação entre isketcheiros idealizado por tchelo e organizado por ele e Mind. Consistia numa caixa cuja superfície externa foi revestida para ser desenhada por aqueles que a recebessem, onde dentro eram enviados presentes e lembranças de cada cidade que o Caixão passasse, levando um pouco de várias cidades do Brasil para as demais.
A ideia é que fossem formados grupos em várias cidades e, quando esta caixa chegasse em uma destas cidade os isketcheiros que compunham o grupo se encontrassem para receber os presentes e se organizassem para enviar lembranças de sua cidade para os iSketcheiros do próximo local da lista.
No total o Caixão Viajante passou por 8 cidades, foi aberto e visualizado por 34 isketcheiros durante um período de 3 anos. Muitos destes isketcheiros tiveram o seu primeiro (e alguns o único) iskontro da vida por intermédio desta brincadeira.

A brincadeira foi organizada em um tópico da antiga comunidade do Orkut onde os isketcheiros interessados informavam a sua cidade e, caso esta cidade alcançasse uma quantia acima de 3 interessados esta poderia entrar no roteiro do Caixão Viajante. Após as manifestações de interesse foram formados os grupos para as cidades de Bauru, Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador, Santos, São Paulo e Vitória - com a capital paulista sendo dividida, por sorteio, em dois grupos pois 8 isketcheiros queriam participar. Foi realizado um outro sorteio para dividir o itinerário, que começaria e terminaria por Curitiba - cidade onde moravam os dois organizadores da brincadeira. Quaisquer outros interessados ou novas cidades em que se formasse um grupo entrariam em uma segunda jornada do Caixão Viajante - a maior destas manifestações veio por Gulliver e Donela que sugeriram um grupo conjunto Jundiaí/Salto/Sorocaba.

No segundo semestre de 2007 o grupo de Curitiba se reuniu e seus participantes (Arwen, Mind e tchelo) tiraram as primeiras fotos, escolheram os presentes que mandariam para o próximo grupo , fizeram os primeiros desenhos na superfície externa da caixa e escreveram os primeiros recados em um caderninho que seguiu com o Caixão por todas as cidades em que ele passou.

No começo de outubro de 2007 veio a segunda parada: o pessoal de Curitiba enviou o Caixão para o Rio de Janeiro, onde Ju97, Kurosaki, pH e Y.e$ que receberam os presentes curitibanos e encheram a caixa com lembranças e recados cariocas, que foram enviados para a próxima cidade, onde o caixão chegou em novembro: Bauru. O grupo composto por azuL., luty, mdom e Pedroso preparam seus presentes e seus recados (todos justificando que a cidade não tem pontos turísticos e citaram o lanche homônimo) para enviar para o próximo grupo - o primeiro a realizar um grande atraso.

A quarta parada do Caixão Viajante foi Santos, onde o grupo era composto por 3 isketcheiras. Porém duas delas se distanciaram, dificultaram o contato e, por fim, desistiram, deixando Monica_Bing sozinha. Esta se juntou ao seu namorado, Yu_Bing, na tarefa de adquirir as lembranças para as 4 integrantes do grupo seguinte. Neste período de procurar contato com os demais integrantes o caixão ficou por meses em Santos, e só em julho de 2008 que ele chegou na cidade seguinte: Belo Horizonte. BLUE...., Mineirinha, Nefertiti e tchela receberam o caixão e contaram, em um dos iskontros que realizaram para entregar as lembranças e escrever os recados, com a presença de Arwen - primeira pessoa a participar do caixão e revê-lo antes dele voltar à sua cidade.

A próxima parada foi Vitória, onde o Caixão chegou em agosto de 2008 para o grupo formado por Asus, Junior-ES, Lasanha e Mamy. e contou com a presença de Mari_Sorriso (depois de Yu_Bing a segunda pessoa que não estava na lista de participantes originais mas participou do roteiro do Caixão) que enviaram a caixa mais isketcheira de todas para a parada onde esta permaneceria mais tempo: São Paulo.

O primeiro grupo de São Paulo para o Caixão Viajante foi formado por iupiiii, |ucaspaint, Mestre_Yoda e Biel, este último o destinatário e coordenador do grupo. Após muitas tentativas de se iskontrarem para abrir e enviar o caixão para a próxima cidade, este ficou muito tempo fechado e muitas pessoas perguntavam a Biel onde estava o caixão viajante. Até mesmo uma enquete foi feita na comunidade do Orkut se perguntando quando o caixão chegaria na cidade seguinte. Felizmente, em janeiro de 2010, o grupo conseguiu realizar seu último iskontro para enviar o Caixão para a próxima cidade: Salvador. O grupo soteropolitano foi formado por ???, belisa, felinha e markyto que conseguiram se reunir e junho de 2010 - num iskontro que contou com a participação de Ju97 por telefone - que curiosamente enviaram o Caixão para a mesma cidade da qual o havia recebido: o São Paulo.

O outro grupo de São Paulo - formado por 138, Celinha, Lilith e Monstro - se reuniu em julho de 2010 e receberam os presentes e os recados entregues pelo grupo baiano. São Paulo seria a penúltima parada do primeiro tour do Caixão Viajante porém se tornou a última. O grupo paulistano deveria devolver o caixão para a cidade de Curitiba, porém, do trio curitibano original - que entregaram lembranças e presentes e estavam na vez de receber - apenas uma pessoa permanecia na cidade. Na busca de alternativas (criar uma versão pocket do Caixão e enviar para BH e devolver o original para Curitiba, ou criar um novo grupo curitibano) o tempo foi passando e a única pessoa que permanecia em Curitiba se mudou do país e o Caixão Viajante não foi devolvido ao grupo original.

Ironicamente hoje o Caixão Viajante se encontra em Curitiba pois metade do grupo paulistano que estava em posse dele se mudou para a capital paranaense, mesmo cidade onde a ideia foi concebida. Ele permanece com seus desenhos feitos pelas 3 dezenas de participantes em seu corpo, assim como com seu inseparável caderno de recados e permanece como uma das mais nacionais e abrangentes interações que contou com a participação de pessoas que se conectaram por terem este vício em comum chamado iSketch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário