Impossível falar destes 20 anos de história do iSketch para os brasileiros e esquecer da mais antiga e movimentada comunidade do Orkut que tínhamos, a "Isketch - Isketcheiros Brasil".
Criado em 2004, o Orkut foi, durante muito tempo, a mais popular rede social para o Brasil, moldando a forma como os internautas tupiniquins interagiam na rede mundial e, juntamente com o MSN Messenger que começava a se popularizar em detrimento ao ICQ, se tornou a maneira virtual de comunicação mais popular do país.
Inevitavelmente chegaria a vez do iSketch receber uma comunidade em língua portuguesa neste rede social. Coube à POWERFULNESS (que já havia criado o saudoso site dos isketcheiros brasileiros no MSN Groups) a inicitativa da criação desta comunidade e assim, na data de 17 de junho de 2004, nascia a comunidade "Isketch - Isketcheiros Brasil":
Nostalgia para muitos!
Com a gigantesca popularidade da rede social criada por Orkut Büyükkökten, a comunidade foi ganhando membros conforme o tempo passava e se tornou o principal meio de comunicação entre iSketcheiros brasileiros fora do próprio iSketch: em seus tópicos foram organizados iSkontros Nacionais (a partir do II e destacamos que em um dos tópicos foi impulsionado e organizado o recordista até hoje - o grande iSkontro do Ibirapuera de 2009), iskontros de menor porte, anunciados eventos como iSketch Awards ou Coparenas, isketcheiros criavam tópicos procurando outros isketcheiros pelos nicknames e mentalmente colocar um rosto nas pessoas que conheciam apenas pela tela Users do iSketch (caso não fossem fakes, obviamente), e, como qualquer rede social, seus spams, seus assuntos off-topic, várias brigas e conciliações, e comentários que se tornaram icônicos (como Athos e o seu "Fim do Tópico").
Entre outros tópicos, alguns que deixaram saudade e gostaríamos de relembrar:
"Qual o seu nick no iSketch?" - Um dos primeiros tópicos criados na comunidade, destinava a cada usuário postar o nick que utilizava no iSketch. Era uma das maneiras que tínhamos para conhecer os rostos dos companheiros diários de jogatina e foi segundo tópico com mais comentários na comunidade, só perdendo para...
"Homens x Mulheres" - Tópico com maior número de comentários, onde o primeiro era o número 50 e, enquanto as mulheres decresciam em uma unidade o valor da última postagem a cada novo comentário, os homens aumentavam. Este tópico teve vários ciclos de participantes mais que assíduos, destacando as participações quase constantes de Biel e de Elpha, responsáveis por muitas vitórias para seu gênero. Nos últimos anos de comunidade a falta de comentários deste tópicos já anunciava o abandono do Orkut por boa parte dos usuários brasileiros.
"Jogo: Já te vi" - Um dos tópicos mais antigos e um dos recordistas em comentários, era a cara do uso de redes sociais no início da década - cada novo comentário deveria dizer se já havia visto ou jogado com a pessoa do comentário acima. Com o avanço da frequência de iskontros não era raro ler "já vi e até pessoalmente".
" " - Ou ainda, "tópico invisível", "tópico escondido do unit" ou "Bradescompleto". Tópico criado sem título algum, o que dificultava o acesso com cliques e assim nem todos os membros da comunidade conseguiam ler. Justamente por isto se tornou um dos principais lugares para comentários off-topic da comunidade e servia até como um chat para quem estava online. O tópico original fora apagado pela efêmera participação de Tainha como moderador da comunidade, e sua segunda edição permaneceu na primeira página de tópicos até a descontinuidade do Orkut.
"Vocês são todos patos" - Tópico criado pelo usuário claudi_gato em que ele se vangloriava de suas habilidades como jogador e dizia que todos os outros isketcheiros eram "patos". Este tópico desencadeou em uma movimentação no jogo, um recorde temporário de usuários online na mesma sala e um dia tão épico que merece um post próprio.
"PIM - Por um Isketch Melhor" - Uma iniciativa mal interpretada que foi responsável pela primeira grande treta dentro da comunidade no Orkut, neste período de discussões isketcheiras pós-ArtPlástico e pré-Tainha.
Além de seus tópicos, as mecânicas do Orkut também tiveram suas utilidades: A pedido de ploc{!} o dono da comunidade mandou mensagem a todos os membros, na época, avisando os detalhes do Primeiro Iskontro Nacional; Através do resultado de uma enquete realizada na comunidade que mdom decidiu e redigiu o final para a sua novela baseada nos jogadores, a "Los Isketcheros"; Graças ao campo de comunidades relacionadas era possível tomar conhecimento de outras comunidades sobre o iSketch, como a "Pérolas do iSketch" ou a "Quer Desenhar Comigo?".
Com o advento do Facebook e o acesso cada vez mais raro dos usuários ao Orkut, a comunidade foi perdendo a sua outrora movimentada frequência de atividades, mas permaneceu no ar até o último dia da rede social, em 30 de setembro de 2014. Depois, quando o Google colocou no ar conteúdos de várias comunidades do Orkut para leitura, a "iSketch - Isketcheiros Brasil" estava entre elas. Com a retirada do acesso a todo conteúdo do Orkut a comunidade permanece apenas em nossa memória e como uma invenção fundamental para a comunicação, interação e relacionamento dos isketcheiros.
Você se recorda de algum tópico não citado? De alguma mensagem marcante que não foi mencionada? Você gostaria que falássemos de alguma outra comunidade relacionada ao iSk? Deixe seu comentário logo abaixo!
/greet

Embora criada em uma época posterior à citada do Orkut, salvo engano entre 2011 e 2012, há a comunidade "iSketcheiros!" do Facebook, que ficou bastante movimentada nos tempos do iSketch. Hoje em dia facilita o reencontro com pessoas pelo fato de ser uma comunidade de Facebook, que ainda está ativo. Saudades dessa época!
ResponderExcluir